sábado, 21 de julho de 2012

VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SEGUIR JESUS?




Nossas vidas, como a de nossos pais e avôs, são levadas e determinadas pelas nossas escolhas e projetos... Nossos sonhos que se tornam realidades através das nossas ações e decisões para que nossas metas se transformem em realidade.

No entanto, sabemos que para que possamos realizar algo em nossa vida é preciso estar disposto para que aquilo se realize... Para obtermos sucesso na nossa profissão precisamos estar dispostos e trabalhar para que este sucesso ocorra, para fazermos uma boa faculdade é preciso disposição de nossa parte. Sem a nossa disposição, sem fazermos a nossa parte, sem irmos em busca daquilo que queremos nada acontecerá e ficaremos num mar de mesmice e rotina sem fim.

Para nós cristãos católicos, não é diferente, para seguirmos Jesus temos que estar dispostos a trilhar este caminho. No evangelho de Lucas, capítulo 1, versículo 16 e 17, está descrito a missão que João Batista terá na sua vida:

... 16 ele converterá muitos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, 17 e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto.

João Batista tem como missão preparar o caminho de Jesus e preparar para Ele um povo disposto. Disposto para que? O que é estar disposto?

No dicionário “disposto” que dizer preparado, decidido, determinado, pronto, apto, capaz. Assim João Batista tinha como missão tornar o povo preparado, decidido e determinado a receber de Jesus o caminho para a Salvação.

Jesus veio ao mundo para nos ensinar a amar, nos mostrar o caminho da salvação, e continua a nos ensinar e mostrar este caminho todos os dias, mas para que o encontremos e recebamos o seu Amor precisamos nós estar dispostos a tal processo.

Na oração do Pai Nosso, a qual Jesus nos ensinou, pedimos a Deus que “Seja feita a Vossa vontade”, que seja realizada em nossas vidas a vontade do Pai. No entanto estamos realmente dispostos a abrir mão de nossas vontades para que se realize em nós a vontade de Deus? Ou sempre que algo não ocorre como nós queremos já passamos a reclamar e murmurar, nos entregando a uma tristeza sem nexo?

Ainda na oração do Pai Nosso, pedimos a Deus que “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Mas estamos realmente dispostos a perdoar de coração as pessoas que nos magoaram, ou ainda nutrimos em nossos corações mágoas e ressentimentos?

Você que está aprisionado no pecado, escravo dos vícios da bebida, cigarro, drogas, prostituição, egoísmo, arrogância, e que pede para que Jesus lhe cure deste vício. Jesus com certeza irá lhe ouvir e lhe dar a sua cura  mas você está decidido e disposto a fazer a sua parte, a lutar com toda a sua força quando a tentação lhe chamar? Está decidido a abdicar dos seus prazeres mundanos e momentâneos para buscar a verdadeira felicidade em Deus?

Nós cristãos estamos sempre querendo estar mais íntimo de Deus, mais perto do homem e da mulher que Deus sonhou para nós, mas para isso temos que ter disposição para tal caminho e nos preparar, nos decidir a seguir este caminho.

Você já se decidiu em abdicar dos seus planos pessoais para que o plano de Deus seja realizado em sua vida?  já se decidiu a rezar o terço diariamente? já se decidiu em se desapegar dos seus bens materiais se viver com amor a caridade? Você já possui a disposição de ler a Palavra de Deus constantemente e assim se alimentar do Amor que Ele tem por você?

Estamos dispostos a seguir e viver os dez mandamentos que Deus nos deu através de Moisés? Estamos dispostos a seguir e viver as bens-aventuranças que Jesus nos ensinou no sermão da montanha? Sabemos pelo menos quais são?

Estamos dispostos a viver e participar dos santos sacramentos da Confissão e Eucarístia que a Santa Igreja Católica nos ensina? Nós que escolhemos o sacramento do Matrimônio estamos dispostos a abdicar de nós mesmos pela felicidade de nossa família?

Portanto meus irmãos e minhas irmãs, sem nos decidirmos a seguir Jesus de coração como Ele nos pede, sem nos colocarmos a disposição Dele para que Ele realize em nós a transformação e ressureição que buscamos, nada acontecerá. Deus quer que nós tenhamos participação no projeto de salvação que Ele tem para nós, Deus quer que nós façamos a nossa parte.

Assim vamos realizar uma análise de consciência para ver se realmente estamos nos colocando à disposição de Jesus, se fazemos parte do povo disposto a receber Jesus no coração. Estamos decididos e dispostos a sermos instrumentos de Deus ou instrumentos do inimigo neste mundo?

Posso lhes garantir com toda a certeza que quando você se decidir de coração a seguir Jesus, quando você se decidir a fazer a sua parte no seu processo de cura e libertação, quando você aceitar o plano de Deus na sua vida, você realmente encontrará a Felicidade e a Paz verdadeira que somente encontramos quando estamos com Deus e em Deus. Assim que você der o primeiro passo, que é a decisão, os demais virão por consequência ao ponto que quando você tentar olhar para trás já estará navegando no imenso oceano de Amor de Deus sem querer mais voltar.

Peça ao Espírito Santo que lhe um coração decidido e resoluto no seu caminho de salvação, que lhe dê sabedoria para identificar o caminho que Jesus quer para você, e também coragem e força para segui-lo.
Tenha certeza que Deus nunca desistirá de você, e que Nossa Senhora e seu anjo da guarda estarão lhe protegendo e intercedendo por você nesta disposição.

Deus os abençoe,

Marco Aurélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário