terça-feira, 17 de julho de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE EM DEUS!!!

SANTA CATARINA DE SENA NOS ENSINA O CAMINHO DA FELICIDADE!!!


Santa Catarina de Sena, em uma das suas cartas, descreve belamente como que somente em Deus encontramos a verdadeira felicidade. Somente através Dele e com Ele somos inebriados por uma Paz verdadeira e santificadora. 

Nós temos dentro de nós um "vazio", um sentimento de que falta algo em nossas vidas, e acabamos numa cruzada pessoal na tentativa de encontrarmos um modo de sermos felizes e assim preenchermos este sentimento. 

O grande problema é que acabamos dirigindo as nossas buscas para caminhos errados e o inimigo, se utilizando desse nosso desespero, nos oferece diversas opções, diversas tentações cheias de prazeres mundanos, para nos desviar do verdadeiro caminho que nos leva a este preenchimento, o caminho de Deus. 

Muitos de nós hoje buscamos nossa felicidade no dinheiro, tantas pessoas lutando para ficarem ricas, mas quanto mais dinheiro acumulam, mais a ganância aumenta.

Muitos buscam a felicidade nos prazeres da carne, numa vida de aventuras e fornicação. Cada dia se relacionam com pessoas diferentes, mas o sentimento de "vazio" e solidão somente aumentam. 

Até mesmo casais que se casam e põem toda a esperança de felicidade no marido ou esposa, como se a felicidade plena dependessem deles. Desta forma acabam colocando sobre eles um grande peso, sufocando o amor que existe e transformando-o em sentimento de posse. 

Ficamos tão obcecados nesta nossa busca frenética que acabamos transformando a nossa própria vida numa loucura cotidiana, passando a vivermos nossos dias sem perceber que estamos correndo para o lado errado. Deixamos que o egoísmo, arrogância e a ganância sejam os combustíveis de nossas ações, traímos e magoamos pessoas queridas com gestos e palavras.

Eu traí pessoas queridas por causa do meu egoísmo. Passava como um rolo compressor sobre o sentimento de amigos e amigas pensando que minha felicidade estava na próxima. O que importava somente era eu e mais ninguém. 

Mas hoje, graças a infinita misericórdia de Deus percebo que somente preencheremos este "vazio" dentro de nós com a presença do amor de Deus... Somente nosso Pai pode nos dar a PAZ que procuramos... 

Hoje entendo como existem pessoas com doenças graves, pessoas passando necessidades, e com todos os mais diversos problemas mas que transbordam felicidade e bom humor por onde passam... Elas estão repletas do Amor de Deus e do Espírito Santo, estão trilhando o caminho certo, o caminho de Deus, e, apesar de todas as dificuldade que encontram na vida, nunca se desviam deste caminho. 

Hoje sou feliz, apesar de todos os meus problemas, tenho Deus no coração para me apoiar e minha esposa que me ajuda a não me desviar de Jesus. 

Nós não podemos desanimar diante os obstáculos que aparecem no nosso caminho, temos que seguir confiantes que tudo acontece para o bem dos que amam a Deus. 

Que Deus lhes concedam sabedoria e força para seguir o caminho correto.


Segue abaixo a linda carta de Santa Catarina de Sena:



Querida irmã em Jesus. Eu, Catarina, serva dos servos de Jesus, escrevo-te no seu precioso sangue, desejosa que te alimentes do amor de Deus e que dele te nutras, como do seio de uma doce mãe. Ninguém, de facto, pode viver sem este leite!

Quem possui o amor de Deus, nele encontra tanta alegria que cada amargura se transforma em doçura e cada grande peso se torna leve. E isto não nos deve surpreender porque, vivendo na caridade, vive-se em Deus: 

“Deus é amor; quem permanece no amor habita em Deus e Deus habita nele”. 

Vivendo em Deus, por conseguinte, não se pode ter amargura alguma porque Deus é delícia, doçura e alegria infinita! 

É esta a razão pela qual os amigos de Deus são sempre felizes! Mesmo se doentes, necessitados, aflitos, atribulados, perseguidos, nós estamos alegres. 

Mesmo quando todas as línguas caluniosas nos metessem em má luz, não nos preocuparemos, mas nos alegraremos com tudo porque vivemos em Deus, nosso repouso, e saboreamos o leite do seu amor. Como a criança suga o leite do seio da mãe assim nós, enamorados de Deus, atingimos o amor de Jesus Crucificado, seguindo sempre as suas pegadas e caminhando com ele pelo caminho das humilhações, das penas e das injúrias. 

Não procuramos a alegria se não em Jesus e fugimos de toda a glória que não seja aquela da cruz. 

Abraça, portanto, Jesus Crucificado elevando a ele o olhar do teu desejo! Toma em consideração o seu amor ardente por ti, que levou Jesus a derramar sangue de todas as partes do seu corpo! 

Abraça Jesus Crucificado, amante e amado e nele encontrarás a verdadeira vida, porque ele é Deus que se fez homem. Que o teu coração e a tua alma ardam pelo fogo do amor do qual foi coberto Jesus cravado na cruz! 

Tu deves, portanto, tornar-te amor, olhando para o amor de Deus, que tanto te amou, não porque te devesse obrigação alguma, mas por um puro dom, impelido somente pelo seu inefável amor. 

Não terás outro desejo para além daquele de seguir Jesus! E, como que inebriada do Amor, não farás caso se te encontras só ou acompanhada: não te preocuparás com tantas coisas mas somente de encontrar Jesus e segui-lo! 

Corre, Bartolomea, e não estejas a dormir, porque o tempo corre e não espera nem um momento! 

Permanece no doce amor de Deus. 

Doce Jesus, amor Jesus." 

Das “Cartas” de Santa Catarina de Sena (1347-1380) (carta n.165 a Bartolomea, esposa de Salviato da Lucca) 

2 comentários:

  1. Viva Cristo Rei!
    Salve Maria Imaculada!

    Fiquei impressionado ao ver meu humilde blog, Escritos dos Santos, na tua lista de blogs! E entrei no teu blog meio que por acaso. Isso me motiva a postar mais textos neste projeto tão incipiente ainda.
    :)

    Penso que gostará também de meu outro blog, http://vircastus.blogspot.com.br/

    sobre castidade masculina e virilidade cristã, temas importantíssimos e muito pouco tratados na blogosfera católica brasileira, em minha opinião.

    Que Deus e Nossa Senhora vos abençoem! Vc e tua família.

    Abraço,
    In Corde Jesu et Mariae,
    Christian.

    "Gesù Dolce, Gesù Amore!" (Santa Catarina de Siena)

    ResponderExcluir
  2. Oi Christian, a Paz do Senhor...

    Eu leio muito a história dos santos, e gostei do seu blog por isso...

    com certeza vou dar uma olhada no seu outro blog.

    Que Deus abençoe você e sua família também.

    Super abraço!!!

    Marco

    "Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."
    (Salmo 91)

    ResponderExcluir